O que fazer em caso de Aparelho Solto?


Bandas e Aparelho Colado
Aparelhos colados aos dentes ou mesmo bandas soltas podem causar vários problemas: inflamação da gengiva e aumento do risco de cárie, eles não vão mais segurar os elásticos ou arcos, o arco pode se deslocar da banda solta e espetar a bochecha ou língua. NUNCA tente cortar o arco com algum instrumento não esterilizado.

Brackets
Na maior parte das vezes, o bracket vai continuar ligado ao arco. Se um bracket fica girando ao redor do arco e começar a irritar os tecidos ao redor, tente girá-lo de volta. E o pior é que o arco não poderá mais movimentar o dente na direção correta, correndo-se o risco até do dente voltar à posição inicial. Ligue para o seu ortodontista para instruções.

Arcos
Um arco que não esteja ligado ao bracket ou banda não mais fará força para movimentar o dente. Ele pode irritar o tecido mole da boca ou mesmo descolar um bracket. Algumas vezes, os ortodontistas podem deixar um arco não amarrado ao bracket ou dente de propósito. Não tente puxar o arco da boca. Não corte o arco com um instrumento não esterilizado.

Importante: Em todos os casos acima, procure o seu ortodontista imediatamente.